Consumo sustentável

Image
Empresas debatem novos caminhos para um consumo sustentável

Grande parte dos consumidores portugueses não consegue definir com clareza o conceito de consumo sustentável, segundo um estudo realizado pela GfK, em parceria com a European Recycling Platform. Mas estarão as empresas a promover a mudança de comportamento e de atitude dos consumidores para uma escolha mais sustentável?


Grande parte dos consumidores portugueses não consegue definir com clareza o conceito de consumo sustentável, segundo um estudo realizado pela GfK, em parceria com a European Recycling Platform. Mas estarão as empresas a promover a mudança de comportamento e de atitude dos consumidores para uma escolha mais sustentável?

Estas e outras questões serão debatidas na segunda conferência do Green Project Awards Portugal intitulada “Consumo Sustentável: O Poder do Consumidor” que terá lugar a 17 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia irá presidir à sessão de abertura da conferência, enquanto Leonardo Mathias, Secretário de Estado da Economia irá encerrar a cerimónia.

A conferência vai contar também com uma intervenção de Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, e de responsáveis de empresas de vários setores de negócio do nosso país.

“Dinamizando práticas de consumo sustentável: design, marcas e consumo” e “A Economia circular como resposta ao consumidor: os agentes e os instrumentos da mudança” são os dois painéis que compõem a manhã de debate e cujo programa completo pode conhecer aqui.
 
A conferência é organizada em parceria com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a DECO e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e conta ainda com o apoio do Continente, da IKEA e da Amb3E.
 
“Com mais de 770 milhões de visitantes nas nossas lojas, estamos muito entusiasmados com a oportunidade de podermos ajudar os nossos clientes a realizarem os seus sonhos em casa, com artigos inspiradores e que os ajudam a poupar nas despesas de casa, reduzindo a utilização da água e da energia, assim como a fazer uma melhor gestão dos recursos, reduzindo os mais variados consumos”, afirmou Ana Teresa Fernandes, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da IKEA Portugal.
 
Também Jorge Vicente, diretor Geral da Amb3E, destacou a importância do envolvimento de todos na promoção do consumo sustentável: “O compromisso entre o aumento da produção, satisfazendo-se as reais necessidades do consumidor, e a redução dos impactos ambientais dessa produção só pode ser uma realidade, se se verificar o envolvimento de todos os intervenientes. Ou seja, é importante que seja considerado o mercado da gestão de resíduos, mas também sejam adotadas medidas preventivas na produção de resíduos. A Amb3E tem vindo a desenvolver campanhas de sensibilização e informação, nomeadamente em escolas, alertando para esta temática.”

Já o Continente tem vindo a implementar e a aperfeiçoar diversos programas e procedimentos internos, com vista à melhoria contínua do desempenho ambiental das suas unidades, envolvendo os portugueses em iniciativas que os consciencializem para os assuntos ambientais mais prementes. Através de um trabalho constante e sistematicamente orientado para garantir um desempenho ambiental de excelência, o Continente tem apostado na minimização dos impactes ambientais das suas atividades, tais como os resultantes do consumo de energia e água, da geração de resíduos, e na eficiência ambiental dos seus edifícios.

Esta conferência faz parte do Ciclo de Conferências criado, este ano, pelo GPA e que pretende promover o consumo e a produção sustentável de bens e serviços e cadeias de valor “mais verdes”, éticas e socialmente responsáveis rumo ao desenvolvimento sustentável.

Reserve já o dia 17 de junho na sua agenda e faça a sua inscrição na conferência aqui.


http://www.eventbrite.com:80/e/registo-conferencias-gpa-consumo-sustentavel-o-poder-do-consumidor-11691512629?aff=Email20140529

12-06-2014

fonte: Conferências GPA GPA

Back to Top